Ensaio sobre a cegueira

ensaio_sobre_a_cegueira1Não sei bem porque, mas evitei por muito tempo ler este aclamado sucesso de José Saramago. Mas ganhei dois livros dele no meu aniversário dos meus queridos, amados, incríveis companheiros de trabalho: Vanessa, Joyce, Marcelo, Alessandro e Raquel, que sabem da minha fixação pelos livros, e resolvi matar a curiosidade.

O Ensaio Sobre a Lucidez me chamou mais atenção incialmente, mas ao ler a orelha do livro, entendi que havia certa sequência a ser cumprida. Bom, eu simplesmente devorei as páginas sem parágrafos características de Saramago.

Li em algum lugar que a intenção do autor era que o leitor se angustiasse tanto ao ler o livro quanto ele se angustiou ao escrevê-lo. Não foi exatamente angústia que senti, mas um interesse mórbido pelo desenrolar da história do ser humano na sua mais primitiva condição de existência.

Quando criança sempre brincamos de fechar os olhos e pensar como seria não enxergar, mas nunca fui criativa o suficiente para pensar como seria se todas as pessoas não enxergassem….Adorei e recomendo muito!!  Já foi para a minha listinha de livros preferidos.

Deixe um comentário

