Dica do dia: eu sustentável!!

tetrapak_caixinha_vazia_contem_uma_telha_inteirinha

Sustentabilidade é um tema que aguça minha curiosidade e não sai do meu radar. Para quem gosta do assunto, compartilho dois sites muito interessantes para pensar em “como fazer a sua parte”.

Separar o lixo foi uma das práticas que adotei. Estimular os que não o fazem, também…..Mas tem muuuita gente que não separa nada e tem uma resposta bastante conclusiva para a questão: “não tem coleta seletiva no meu bairro…nem adianta separar….”

Ok! Verdade….na maioria das cidades do país a coleta seletiva é uma utopia. Mas, de novo, na linha do que eu posso fazer, compartilho uma iniciativa excelente da Tetra Pak. A empresa tem uma ferramenta para facilitar a busca por pontos de coleta seletiva e reciclagem de resíduos. É o portal Rota da Reciclagem , com suporte do Google Maps, que aponta cooperativas, pontos de entrega voluntária e comércios ligados à cadeia de reciclagem em todo o Brasil. Tem mais: para quem tem iPhone o aplicativo está disponível gratuitamente na Apple Store.

Embora priorize postos de coleta de embalagens longa vida (caixas de leite, sucos, molhos de tomate e outros alimentos), também mostra  estabelecimentos que, em geral, lidam com outros materiais ( latas de cerveja, papelão etc.).

A segunda dica é o site da WWF-Brasil –  organização brasileira dedicada à conservação da natureza que desenvolve atividades de apoio à pesquisa, legislação e políticas públicas, educação ambiental e comunicação e traz notícias sobre projetos em andamento nesta área.

Na época do G+20 eles deram 24 sugestões de atitudes que podemos adotar para gerar impacto positivo no meio ambiente. Coloquei 5 sugestões que considero do tipo implemetar já e deixei o link aqui para quem quiser ver todas:

1- Você precisa receber mala direta, informativo, extrato impresso? Desapega…..Cancele o que não interessa ou altere para receber por email!

2- Não deu para evitar o carro? Que tal carona para colegas de trabalho que fazem o mesmo trajeto ou filhos de vizinhos na mesma escola?

3- Prefira pilhas recarregáveis ou não usar pilhas…O processo de produção consome muita energia, e elas podem contaminar o solo e a água depois de descartadas

4- Não está usando? Que tal tirar os eletrodomésticos da tomada. Você não precisa do relógio do microondas nem da luzinha vermelha da TV, certo?

5- Imprimir poupa árvores. Revise documentos na tela, use a frente e o verso do papel e imprima só o essencial.

Gostou? Recicle suas ideias, faça sua parte e vamos fazer o mundo ficar tudo de bom!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s