familia-pais-e-filhos-criancas-brigas-1301698897008_615x300

Quem tem filho adolescente, ou pré, sempre acaba conversando sobre uma das maiores preocupações com o futuro que está por vir: o tão próximo processo de crescimento, amadurecimento e independência da cria, a “construção da própria caverna” , amigos, baladas, e, principalmente, o acesso às drogas… Temos medo, queremos protegê-los, proteger-nos, evitar o inevitável.

Nas minhas “andanças” pela rede, li uma reportagem incrível no Blog da Superinteressante, sobre a palestra do  médico húngaro-canadense Gabor Maté, um dos especialistas mais respeitados do mundo em dependência, que esteve no Brasil na primeira quinzena de maio.

O ponto alto da matéria, que me levou a assistir os vídeos da palestra, bate muito com o que eu sempre acreditei: “que a dependência não reside na droga, reside na alma”. Ele diz que quem sofreu abusos severos na infância acaba tendo sua química cerebral alterada e cresce com um eterno vazio na alma e, que, frequentemente esse vazio acaba sendo preenchido com alguma dependência: pode ser uma droga, ou qualquer outro comportamento que traga algum alívio, ainda que temporário: compras, sexo, jogo, comida, religião, internet.

Criar filho é mesmo muito difícil…ter a missão de ajudar alguém sentir-se  amado, saber lidar com seus medos, ajudar a ser independente, auto-suficiente ( no sentido bom da palavra, claro!) sem errar na medida, sem perder de perspectiva que esta relação permite erros de nossa parte, entender que é um processo de construção…

Se você quiser ler a matéria na íntegra, clique aqui. Nesta mesma seção do Blog, chamo atenção também para outros títulos que valem a pena: A droga de cada um e o Conhecimento salva ( esta sobre câncer).

Tudo de bom!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s